Os custos de Telecom são um fantasma mensal para muitos gestores.
Porém, ao contrário do que possa parecer no dia a dia, é possível reduzir
gastos e evitar desperdícios sem perder a eficiência.
E até ser mais produtivo. Vamos falar sobre algumas ótimas ideias.
Sabemos que controlar e evitar gastos desnecessários e desperdícios com custos e despesas é uma tarefa das mais complexas em uma empresa.
São muitas linhas de orçamento, necessidades distintas entre as áreas, até nas organizações mais simples. Em comum a todos os negócios: o descontrole pode consumir boa parte dos lucros!
Em meio a tantos custos, Telecom tem uma importância grande na gestão.
Além de ser um gasto essencial para o funcionamento de toda a operação, especialmente as redes para a comunicação digital entre os setores e com clientes e parceiros, ele está presente em todos os setores, o que torna a gestão ainda mais complexa.
A boa notícia: Telecom também tem diversos pontos onde podemos reduzir custos e transformar gasto em receita extra. É preciso um trabalho focado e contínuo para que os primeiros ganhos aconteçam e – mais importante – que sejam permanentes.
Por que é tão complexo gerir os gastos com Telecom na empresa?
Ao contrário dos custos de produção, que têm processos precisos para que os produtos e serviços sejam rentáveis, e os custos eventuais, como as viagens a trabalho ou o marketing, Telecom é um custo permanente e pulverizado.
Ele está apoiado em dois instrumentos essenciais para o sucesso dos negócios:
- A telefonia, com a ampla rede de linhas fixas e móveis e seus aplicativos, amplificando e agilizando o contato e o atendimento a clientes;
- A transmissão de dados, um custo essencial para o fundamental de todo negócio que pretende ter visibilidade no mercado hiperconectado dos dias de hoje.
A onipresença dos gastos com Telecom
Quanto mais colaboradores, mais pontos de consumo. Isso aumenta a dificuldade com o volume de linhas e planos e cada funcionário tem um movimento diferente de gastos.
Prioridades diferentes com gastos de Telecom
Em uma mesma empresa, a Telecom pode ser estratégica (na área comercial por exemplo) ou despesa de suporte (na contabilidade). As prioridades são diferentes e prejudicam a gestão como um todo.
Uma linguagem complexa para entender Telecom
São faturas e contratos com muitos termos, tarifas, condições e prazos que confundem a grande maioria dos gestores – e profissionais com especialização em Telecom são minoria.
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Pouco poder de negociação com fornecedores de Telecom
As operadoras de telefonia e dados são grandes corporações e altamente burocratizadas, não há uma proximidade que ajude a resolver os problemas de forma rápida e satisfatória. Além disso, são comuns os erros nas faturas e os processos de reclamação são lentos.
Conheça o serviço de Auditoria de Contas da NSB. Uma metodologia de sucesso no levantamento histórico e administração de dados de cobranças indevidas.
Além disso, a NSB conduz os processos de ressarcimento, o que agiliza e aumenta a eficácia junto às operadoras.
1 – Revise constantemente os planos e os perfis dos colaboradores
Esse é o ponto de partida para buscar o melhor custo de Telecom para a empresa. É fundamental que os planos contratados sejam frequentemente avaliados e revistos.
A concorrência entre as empresas de Telecom é agressiva e é comum o lançamento de novos produtos com mais funcionalidades e melhores preços, para atrair clientes.
Portanto, não se surpreenda se os planos da sua empresa, contratados há um ano, estejam defasados. Você provavelmente está pagando muito por menos serviços.
Os perfis dos colaboradores também precisam de constante revisão com as promoções e mudança de escopo de trabalho. Dessa forma, você evita o pagamento de serviços que não são mais necessários e contrata aqueles que estão custando caro ao contratar de forma avulsa.
2 – Controle e modernize seus ativos de Telecom
Pode parecer um custo adicional onde você quer restrição, mas um inventário de Telecom moderno e em perfeito funcionamento pode ajudar a sua empresa a economizar na conta.
Equipamentos modernos suportam a tecnologia de aplicativos de voz, texto e áudio, que ajudam a reduzir o volume de ligações tradicionais e até mesmo o custo com visitas a clientes – você pode usar videoconferência ou vídeos pelos smartphones.
Com um levantamento de ativos, você pode encontrar equipamentos ociosos que podem ser remanejados para novos usuários ou instalações, reduzindo o custo com compras.
3 – Buscar novos fornecedores sempre que possível
Trocar o fornecedor de telefonia ou de dados já foi um processo mais demorado. Atualmente, a troca é mais rápida com a portabilidade e com regulamentações legais.
Esse momento é o ideal para conseguir as melhores condições com o novo relacionamento – preços melhores, planos mais abrangentes. Mas o cuidado com as letrinhas do contrato deve ser dobrado!
Outro ponto importante é a vigência dos contratos, decidir entre prazos e previsões de multa, pois a dinâmica de preços e produtos pode fazer um contrato longo sem multa se tornar caro!
4 – Implementar a prática de uso de tecnologia e e-mails
Como falamos anteriormente, os aparelhos mais modernos suportam vários aplicativos que praticamente eliminam a necessidade de ligações tradicionais – que são mais caras que os recursos digitais.
Dessa forma, é possível optar por planos com franquias de voz menores, desde que o uso da tecnologia seja uma constante na empresa e em todos os setores – hoje em dia, os clientes também preferem a comunicação por aplicativos para conduzir os assuntos sem parar para atender telefone.
É possível até mesmo conduzir assuntos que envolvam documentos. O e-mail também deve ser incentivado e com uma vantagem: não exige determinado tipo de aparelho e tem mais versatilidade de recursos, além do compartilhamento.
Sua frota de celulares e smartphones está crescendo para acompanhar a agilidade dos negócios?
Pode ser a hora de conhecer um sistema como o ITSM CM360 MDM e fazer uma gestão completa dos seus gastos com a telefonia móvel na empresa.
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5 – Investir em comunicação digital com os clientes
Aqui o horizonte vai além dos aplicativos: formar canais de comunicação digital com seus clientes e parceiros comerciais através do site e das redes sociais.
A grande vantagem é a própria necessidade que toda empresa tem, hoje em dia, de implementar uma solução de marketing digital e, com isso, usufruir da economia com as diversas ferramentas disponíveis.
6 – Implementar uma ferramenta de gestão de Telecom
Apesar de ser um investimento de alto valor, um sistema de gestão permite potencializar todos os ganhos que falamos anteriormente e gerar outros mais.
Com um sistema de alta performance e totalmente focado no monitoramento de gastos com telefonia e dados, é possível analisar toda a cadeia de valor, da geração de planos até as faturas mensais e descobrir ganhos em cada etapa.
Os melhores exemplos são o acompanhamento do consumo de cada colaborador, o que permite encontrar distorções, de uso ou de cobrança, avaliar recorrência e buscar a melhor solução.
Além disso, um sistema de gestão conta com diversas funcionalidades que facilitam a gestão e permite que o gestor de cada área possa avaliar os seus números e tomar ações localizadas.
O ITSM CM360 TEM da NSB é a solução ideal para quem quer o gerenciamento mais especializado e abrangente dos custos com telefonia e dados. Com ele, você tem:
- Visibilidade total de ativos, contratos, planos, usuários, faturas e consumo;
- Monitoramento em tempo real do consumo de cada linha;
- Gestão de histórico de faturas, gastos e detalhes;
- Gestão de telefonia móvel
- Módulo de auditoria – geração de dados discrepantes e preparação para reclamação;
Essas são apenas algumas das funcionalidades. Venha conhecer a solução de gestão que levará a Telecom da sua empresa a outro patamar!
Agora, a decisão por mais produtividade, menos custos e mais lucro é sua!
A NSB é especialista em tecnologias que proporcionam visibilidade e maior performance financeira para o seu negócio. Uma empresa com soluções integradas, que oferecem em tempo real e com inteligência, os indicadores de performance que trarão riqueza de informação, redução de custos e controle para sua empresa.
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Neste exato momento, você pode estar deixando de economizar até 40% na sua conta de telefone. O que você está esperando para economizar?
Acabe com isso!
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