Qual é a importância do Monitoramento de TI para o negócio?

Qual é a importância do Monitoramento de TI para o negócio?
Qual é a importância do Monitoramento de TI para o negócio?

Investir em Tecnologia não é mais apenas ter meios mais velozes e eficientes de controlar os negócios, as informações e os dados. Tornou-se um diferencial estratégico e fundamental para aumentar o alcance dos produtos e serviços e atrair mais clientes em menos tempo. E esses investimentos estão cada vez mais sofisticados, gerando uma complexidade técnica nos ambientes de tecnologia das empresas. Lidar com essa complexidade sem correr riscos é um dos maiores desafios nas organizações atuais.

Importância do monitoramento de TI para o negócio

A evolução de recursos tecnológicos para os negócios é acelerada e constante, exigindo das empresas uma adaptação que, muitas vezes, precisa acontecer em prazos muito curtos.

O e-commerce, a Internet das Coisas são realidades inovadoras e a grande maioria das organizações ainda está lidando com a dinâmica de redes sociais, sites e blogs. É natural a busca por formas de conduzir os negócios cada vez mais conectados com esse universo de bilhões de clientes que estão na grande rede todos os dias.

Por esse motivo, a Gestão de TI tornou-se um item estratégico nos negócios de todas as empresas, independente do tamanho e do segmento de mercado. Todas as decisões comerciais precisam passar, necessariamente, por uma solução de tecnologia.

A Tecnologia da Informação eficiente participa de todas as decisões do negócio!

Nas reuniões de planejamento estratégico em médias e grandes empresas, a cada ideia de crescimento de mercado, todas as áreas olham para TI e se perguntam como podemos implementar essa ideia, não é mesmo?

Porque tudo, hoje em dia, passa pela forma como a tecnologia vai atuar.

Precisamos conquistar mais clientes? Momento de expandir as redes sociais ou criar um e-commerce. Precisamos agilizar o processo de logística para a entrega das vendas? Hora de implementar um software especializado ou um upgrade no sistema atual.

O resultado é uma malha tecnológica que vai se tornando mais complexa e que precisa se falar com a maior eficiência possível, tanto internamente quanto com o mundo exterior.

E o que é mais importante: negócios precisam estar no ar 24 horas por dia, seja qual o produto ou serviço. Afinal, um cliente quer a comodidade de comprar um tênis ou um automóvel no meio da madrugada. E você não quer que a sua loja esteja fechada nesse momento.

É um cenário positivamente desafiador para quem superar barreiras e expandir os negócios. Mas, em meio de tantos equipamentos, protocolos, segurança, interações e conexões como podemos garantir que tudo funcionará em alto nível e sempre?

Garantir a disponibilidade: o maior desafio da área de TI

Não importa se a organização tem cinco computadores, uma rede e um servidor externo ou se dispõe de um data center de última geração: uma falha técnica ou um sistema fora do ar representam perdas financeiras e comerciais igualmente negativas.

O setor de Tecnologia da Informação deixou de ser suporte operacional para se tornar uma área crucial na formatação dos negócios da empresa. Ganhou um justo destaque e mais poder para que mudanças importantes aconteçam. E junto veio uma grande responsabilidade: manter o negócio girando e dentro das expectativas que os investimentos criaram.

Nesse ponto chegamos ao maior fantasma das áreas de TI de todas as empresas: disponibilidade ao ambiente de tecnologia.

Paralisações de sistemas: o maior fantasma de uma gestão de TI

Em meio à euforia dos grandes resultados que os negócios podem alcançar com seus recursos tecnológicos, sempre há um ponto de apreensão nos gestores de TI: como garantir que não haja paralisações de equipamentos e aplicações ou que elas sejam menores e menos frequentes possíveis?

Certamente, é uma pergunta que você começou a se fazer quando sua empresa começou a depender cada vez mais da tecnologia: como evitar que os negócios saiam do ar?

E esta questão está presente em todas as organizações, porque pouco vai adiantar as horas de estudo e investimento se a sua empresa ficar um dia sem sistema de vendas ou três dias com o site fora do ar.

O preço a se pagar, nesses casos, pode ser muito alto: suspensão de vendas e de consultas de clientes, perda de faturamento, descumprimento de pagamentos, custos extras de reparos, além do desgaste interno e dos danos à imagem da empresa.

Afinal, se um cliente encontra sua loja fechada na internet, as chances dele procurar uma loja aberta são grandes.

No Brasil, essa questão é ainda mais crítica, pois somos o 2º maior país em custo de downtime no mundo, segundo dados de 2018. É um resultado preocupante e que tem algumas causas conhecidas.

Infraestrutura de comunicações

Muitas regiões sofrem com a instabilidade do fornecimento e a qualidade dos serviços está muito aquém das necessidades do mercado.

Infraestruturas mal dimensionadas

Em muitas empresas, ainda falta um conhecimento profundo da viabilidade para evitar que soluções criadas no ânimo com as previsões não resultem em ambientes de tecnologia tecnicamente inferiores, com incompatibilidades técnicas que expõem a empresa a falhas graves, perda de equipamentos e o pior: perdas de dados.

Gestão reativa

Ainda é comum nas empresas o suporte técnico de TI agindo reativamente, apenas solucionando os problemas à medida que surgem. Este é um grande erro, pois:

  • Mantém a organização em risco constante, sempre na expectativa de uma falha;
  • Exige soluções de emergência, mais demoradas e que geram desgaste;
  • Expõe o fluxo de caixa da empresa a custos imprevistos e altos.

Falta de monitoramento permanente e preventivo

Tudo que é monitorado funciona melhor e custa menos, não é mesmo?

Mas a falta de uma política e uma ferramenta para acompanhar preventivamente o ambiente de tecnologia da empresa talvez seja o erro mais comum e que pode ter sérias consequências.

Monitorar de forma permanente e preventiva é a chave para:

  • Detectar comportamentos suspeitos dentro da infraestrutura, antes das falhas;
  • Tomar decisões mais simples (de prevenção) e sem a pressão dos usuários;
  • Evitar uma série de custos materiais e de imagem para os negócios.

Soluções de monitoramento como o ITSM CM360 Monitoramento de TI da NSB são as grandes aliadas nessa importante tarefa de garantir disponibilidade com eficiência. Vamos falar sobre os benefícios destas soluções?

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Você conhece o ITSM CM360 Monitoramento de TI?

O ITSM CM360 Monitoramento de TI é uma solução de tecnologia desenvolvida pela NSB para o acompanhamento permanente e preventivo da toda a infraestrutura de TI de uma empresa.

  • Todos os equipamentos (hardware), de servidores e estruturas de redes a computadores, multifuncionais e outros;
  • Todas as aplicações (software): próprias, de terceiros com acesso web ou B2B e sistemas de terceiros hospedados no ambiente de tecnologia.

Todos os ativos, físicos e virtuais, que fizerem parte da rede de tecnologia estarão sob controle constante da sua equipe técnica, com históricos de desempenho e alertas de atividade fora da conformidade ou suspeita que são definidos pela equipe técnica de TI.

Dessa forma, a equipe de suporte pode:

  • Monitorar todos os componentes;
  • Identificar possíveis falhas através dos alertas e também do próprio conhecimento profissional e a base de conhecimento gerada no Monitoramento de TI;
  • Propor e executar ações preventivas, também com base no expertise e a base de conhecimento.

É um mapeamento completo e permanente, que impede falhas e todas as consequências negativas que elas produzem.

Gerenciamento do inventário de tecnologia

A solução possui o processo de inventário completo e atualizado em tempo real, feito pelo módulo ITSM CM360, o que permite que a equipe de TI e a gestão de TI possam avaliar frequentemente o perfil do ambiente (idade, histórico de ocorrências, fabricantes, versões).

Isso permite que os estudos de atualizações de versões, trocas de componentes ou de estruturas possam ser estudados enquanto as condições atuais estão operando, gerando definições mais seguras.

Monitoramento individualizado

Cada item tem as suas definições sobre como deve operar nas condições de infraestrutura que está inserido, quais alertas e qual o intervalo de monitoramentos individuais são necessários, variando conforme a criticidade do componente.

Isso permite que as decisões sejam as mais individuais possíveis e gerem o menor impacto na infraestrutura

Como o ITSM CM360 Monitoramento de TI pode beneficiar a infraestrutura de TI da sua empresa?

Com um solução de alta performance como o Monitoramento de TI da NSB, os benefícios para a sua empresa são muitos e relevantes.

Segurança: o ITSM CM360 Monitoramento de TI oferece controle permanente e preventivo

Os componentes e aplicações da malha tecnológica da sua empresa podem ser acompanhados permanentemente – os dados são gerados continuamente e 24 horas por dia, à disposição das equipes técnicas.

Dessa forma, as equipes podem avaliar o comportamento de cada item, percebendo desempenhos suspeitos que podem indicar falhas técnicas no próprio componente e também interferir na performance de outros.

Essa modalidade de gestão técnica tem impactos positivos na organização:

  • A máxima disponibilidade do ambiente de tecnologia para a empresa;
  • A imagem de prioridade de TI com essa disponibilidade e o comprometimento com o atingimento dos resultados do negócio;
  • A imagem de modernidade e profissionalismo na gestão de um setor crucial aos negócios diante do mercado – clientes e parceiros.

A produtividade de toda a empresa, interna e com seus clientes, está diretamente ligada a capacidade de responder rapidamente aos seus clientes e ter processos internos mais eficientes e ágeis.

Qualidade técnica: com o ITSM CM360 Monitoramento de TI, a infraestrutura trabalha melhor e por mais tempo

Esse é um benefício que podemos perceber rapidamente: acompanhar os desempenhos e prevenir permitem que todos os equipamentos trabalhem com segurança e entregando a qualidade que é esperada.

Isso também vai aumentar a vida útil dos componentes, reduzindo custos com reparos e impactando positivamente no fluxo de caixa da empresa.

Economia: o ITSM CM360 Monitoramento de TI promove uma grande redução de custos

Imagine o quanto a sua empresa gastará se um servidor apresentar uma falha grave? Quando esse momento chega, sempre lamentamos não ter uma forma de lidar com os riscos de operação antes que eles ocorrem.

Com os equipamentos e aplicações de tecnologia monitorados de forma preventiva e permanente, podemos evitar uma série de falhas técnicas e operacionais que, quando ocorrem, causam grandes prejuízos financeiros.

Serviços de terceiros

Evitar os gastos com serviços de empresas para reparar os equipamentos ou as aplicações – quando não há suporte adequado nas equipes internas – e que sempre custarão mais caro por conta da urgência de recolocar os sistemas e áreas novamente em operação.

Equipamentos e materiais

Com os reparos, vem o gasto com materiais e, até mesmo, pequenos equipamentos e acessórios, aumentando em muito a conta da falha técnica.

Em casos mais extremos, como servidores, pode representar um investimento não previsto de alto valor, desequilibrando o fluxo de caixa e provocando queda da lucratividade quando a compra não estava planejada.

Multas e horas extras

Dependendo da extensão do problema, são necessários gastos com horas extras não só das equipes de suporte de TI, mas também dos operacionais nos setores que ficaram paralisados com o problema, para recuperar atrasos em entregas – especialmente de mercadorias a clientes – e cumprir prazos de compromissos passíveis de multas.

Outro custo que muitas empresas não contabilizam são as multas e juros por pagamentos não realizados nos vencimentos porque os sistemas estavam inoperantes. Podemos imaginar o impacto de um borderô de pagamento de uma grande empresa com títulos de despesas, pagamentos de tributos e até a folha de pagamento.

Usar um sistema de monitoramento gera economia, reduz custos e contribui para a imagem e o sucesso do seu negócio.

Reputação: o ITSM CM360 Monitoramento de TI impede os prejuízos comerciais e de imagem

Num primeiro olhar, uma falha grave de equipamento ou sistema provoca a série de gastos imprevistos que citamos anteriormente, o que já bastaria para tirar o sono de todo CEO ou gestor de área.

Porém, existem prejuízos ainda maiores porque são de efeito imprevisível ao longo do tempo com as paralisações de sistemas, especialmente os de comunicação com clientes, fornecedores e parceiros comerciais.

  • Cancelamento ou perda de vendas, principalmente no e-commerce, onde a velocidade torna as perdas ainda maiores;
  • Queda no faturamento;
  • Descontinuidade e queda de qualidade nos processos internos, com ênfase na logística com os clientes;
  • Desgaste das áreas com a gestão de TI, pela repetição de problemas sem uma política de prevenção;
  • Problemas de comunicação e relacionamento com clientes;
  • Prejuízos da marca no mercado, especialmente com a recorrência de problemas.

Podemos imaginar o nível de risco que um negócio corre quando a sua infraestrutura atua apenas de forma reativa. A recuperação será mais lenta – consertar sempre demora mais do que investigar e prevenir – e o prazo dependerá da abrangência do problema e das estruturas envolvidas.

monitoramento de ti para negócio

Produtividade: com o ITSM CM360 Monitoramento de TI, as equipes técnicas trabalham melhor e se qualificam

Em um ambiente de tecnologia totalmente monitorado, onde os problemas podem ser diagnosticados previamente e, com isso, reduzir muito as ocorrências de paralisações, falhas e instabilidades, as equipes técnicas de TI podem se dedicar a questões mais amplas e estratégicas.

Estudar inovações e tecnologias que estão surgindo é uma das principais atividades, onde a empresa pode ganhar muita produtividade e competitividade no mercado.

Muitas vezes, essas análises são adiadas ou sequer são colocadas em pauta pela falta de tempo para planejar, pois os profissionais estão envolvidos em atendimentos de emergência.

E um aspecto que é fundamental: as equipes atuarão de forma proativa diante do ambiente de tecnologia, monitorando e detectando indícios de problemas, antes que eles se tornem um transtorno para a empresa.

Estratégia: com o ITSM CM360 Monitoramento de TI, o planejamento é mais eficiente

Muitas vezes, os problemas recorrentes com tecnologia consomem recursos preciosos que poderiam ser usados nas melhorias que vão mudar o patamar tecnológico da empresa e aumentar a sua competitividade.

Quando a empresa tem uma solução de monitoramento permanente e proativo, como Monitoramento de TI da NSB, o planejamento estratégico atua de uma forma mais eficiente e assertiva.

Os profissionais terão, a qualquer momento, um panorama atualizado e seguro do funcionamento do ambiente de tecnologia, que vai permitir que as propostas de médio e longo prazo – novos equipamentos e aplicações, inovações e recursos – sejam estudadas e planejadas sem a pressão dos custos imprevistos com problemas.

Agilidade: com o ITSM CM360 Monitoramento de TI, todo o ambiente de tecnologia estará a um clique

Os ambientes de tecnologia estão cada vez maiores para atender as exigências de um mundo digital que cresce em alta velocidade e precisa atender vendas mais rápidas e clientes conectados em todo o mundo.

Isso implica em malhas tecnológicas intrincadas e complexas. E como você pode ter certeza de que todos os seus equipamentos e aplicações estão controlados? Como planejar investimentos, renovações de equipamentos obsoletos ou melhorias em sistemas se não existir um controle efetivo do que a empresa possui?

Com o Monitoramento de TI, a gestão de TI consegue visualizar o inventário de Tecnologia em tempo real e fazer inúmeras pesquisas para decidir sobre:

  • Atualizações pontuais de hardwares e softwares;
  • Trocas preventivas com base em diagnósticos feitos pela equipe de monitoramento para possíveis problemas;
  • Viabilidade para novas tecnologias, a partir do ambiente atual e os requisitos necessários para a mudança;
  • Planejamento de modernização e substituição de equipamentos e aplicações.

O módulo de inventário é altamente intuitivo e simples de usar, gerando diversas visões e relatórios que apoiam as decisões do gestor e da empresa.

É a excelência na gestão de ativos que contribui para que sejam tomadas as melhores decisões estratégicas, que envolvem altos valores e exigem antecedência para estudos profundos e compras programadas.

Como vimos nesse artigo, o monitoramento preventivo e permanente é um grande aliado para preservar a integridade técnica e o desempenho dos seus ativos de tecnologia, garantindo a disponibilidade e a excelência tecnológica do seu negócio.

A NSB é especialista em apresentar resultados e tecnologias que dão visibilidade e proporcionam maior performance de gestão para o seu negócio. Uma empresa com soluções integradas, que oferecem em tempo real e com inteligência, os indicadores de performance que trarão riqueza de informação, redução de custos e controle para sua empresa.

Quer conhecer as boas ideias da NSB  para esta gestão? Marque uma reunião e leve a gestão de infraestrutura de TI da sua empresa a um nível mais alto.

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2019-10-11T11:40:36-02:00