Sua empresa está preparada para o futuro?

Sua empresa está preparada para o futuro?
Sua empresa preparada para o futuro

Recentemente o Gartner, mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, alertou que “conforme os negócios digitais forem adotados pelas organizações, os líderes de Infraestrutura e Operações (I&O) precisarão desenvolver suas estratégias e habilidades para fornecer uma infraestrutura ágil para seus negócios”.

Algumas pesquisas mostram que 75% dos gestores não possuem habilidades, comportamentos ou presença cultural necessários.

Em pouco tempo, esses líderes terão que adotar tendências que tem ganhado cada dia mais espaço, como Edge Computing, Inteligência Artificial e Computação em Nuvem, que vão permitir às empresas ampliar seu alcance global, resolver problemas de negócios e garantir a flexibilidade para que possam entrar em novos mercados rapidamente, em qualquer lugar e a qualquer momento.

Mas por qual razão a tecnologia é tão importante no processo de evolução das empresas?

Desde o surgimento da Internet até os dias de hoje, onde novas tecnologias não param de surgir, o mundo dos negócios vem mudando e se tornando parte da tão falada “revolução digital”. Aqueles que não conseguem se adaptar a esse cenário estão fadados ao fracasso.

Produtos de TI que ajudam na gestão das atividades do dia a dia, fazem parte da evolução natural das empresas em busca do aumento de produtividade e otimização de seus recursos, já que com a sua utilização é possível obter redução de custos e crescimento das receitas.

O investimento em um sistema de gestão deixou de ser uma alternativa para se tornar um item de primeira necessidade. Deixar de investir em tecnologia pode ser um erro vital cometido pelos gestores. Seus concorrentes provavelmente já estão buscando maneiras de se tornar digitais e sobreviver no mercado e, por isso, a importância nesse processo é visível.

Os benefícios da tecnologia

Independentemente do tipo de negócio a que você se dedica, é notável que a tecnologia trouxe uma série de benefícios. Podemos citar alguns deles:

  • Agilidade – proporcionando maior rapidez na execução das tarefas;
  • Padronização – permitindo que as tarefas sejam unificadas, documentadas e controladas, possibilitando a manutenção no mesmo nível de qualidade;
  • Melhoria nos processos — tornando os procedimentos mais bem elaborados;
  • Redução de custos — custos de produção e administrativos são reduzidos;
  • Possibilidade de rastrear a produção — a tecnologia permite que as empresas façam uma engenharia reversa e cheguem a dados básicos dos materiais e equipamentos utilizados na produção de algum bem;
  • Segurança nas informações — a manipulação dos dados é minimizada, o que fornece maior segurança em todas as etapas do negócio;
  • Diminuição de retrabalho — a padronização e a melhoria nos processos diminuem a necessidade de retrabalhos;
  • Confiabilidade — a credibilidade nos processos e nas informações aumenta;
  • Auxílio na tomada de decisões.

Sistema de Gestão: Benefícios da tecnologia

Principais tendências de aplicação de tecnologia nas empresas

Investir em soluções tecnológicas proporciona vantagens competitivas aos negócios, fazendo com que a empresa aumente não apenas sua participação no mercado, mas também sua receita, suas possibilidades de parcerias e o valor agregado dos seus produtos e serviços.

Ao compreendermos que investir em tecnologia é uma questão de sobrevivência, precisamos saber quais as principais tendências para incorporar os avanços tecnológicos em um negócio.

  • Sistemas de gestão

São recursos imprescindíveis para aumentar o desempenho de qualquer empresa. Os softwares de gestão permitem que a coordenação de diversos setores seja feita de forma mais efetiva. Eles podem atuar na administração de recursos humanos, no controle de estoque, fluxo de caixa, capital de giro e métricas de cobrança, por exemplo.

  • Internet of Things (IoT)

A Internet das Coisas pode ser utilizada de diversas formas dentro de um negócio. Gastos com a manutenção e operação de máquinas, por exemplo, podem sofrer reduções se a IoT for introduzida para monitorar desgastes de componentes, que podem ser trocados antes de falharem completamente, podendo causar uma paralisação na linha de produção da empresa e, conseqüentemente, prejuízos para o caixa.

  • Aplicação de Cloud Computing

Utilizar a computação em nuvem é essencial para implantação de diversas tecnologias que resultam em grandes benefícios para a empresa.  A nuvem possibilita que todos possam estar conectados com as operações sempre que necessário. O uso de Cloud facilita a comunicação das equipes, o armazenamento de dados com segurança, o compartilhamento de arquivos e o gerenciamento da produtividade dos funcionários.

A TI na gestão das empresas

A TI dá às empresas a oportunidade de avaliar de perto o desempenho do negócio e planejar as estratégias de acordo com esses dados. Ela também provê várias ferramentas que ajudam a resolver problemas complexos e traçar o crescimento do negócio.

A tecnologia da informação tem um papel fundamental em diferentes esferas de uma empresa.

Tomada de decisões

Rapidez e assertividade são as partes mais importantes na hora de se tomar as decisões certas dentro de um negócio. Toda organização de sucesso precisa estabelecer um processo de avaliação e pesquisas de satisfação, por exemplo.

Atualmente, isso pode ser feito por meio de pesquisas online, fóruns, blogs, grupos de discussão e, também, por meio de entrevistas pessoais.

Além disso, ferramentas focadas em Big Data e Analytics são ótimas na hora de extrair informações úteis que podem impactar diretamente nas decisões do negócio, elas não só irão fornecer respostas em tempo real, como também garantir precisão dos dados e minimizar o risco de erros.

Suporte e satisfação do cliente

A satisfação do cliente é uma das chaves do sucesso e ela não pode ser atingida sem um processo de suporte em tempo real. Para alcançar resultados positivos, a empresa depende da identificação do que o cliente necessita, quais são seus comportamentos e o nível de contentamento com o serviço ou produto.

Ter uma comunicação eficaz é a melhor forma de compreender as demandas do cliente, seus problemas e como a empresa pode ajudá-lo a resolvê-los.

A tecnologia da informação fornece muitos canais para se comunicar com os clientes: e-mails, redes sociais, newsletters ou mensagens de texto em seus smartphones. Além disso, algumas organizações usam sistemas de gerenciamento do relacionamento (CRM) para guardar dados valiosos e entender o padrão de comportamento do cliente e suas futuras necessidades.

Gerenciamento de recursos e globalização

A TI tem sido essencial para automatizar os processos e fornecer soluções amigáveis à gestão das empresas. Há alguns anos, a maioria dos sistemas de gerenciamento era baseada em desktops, ou seja, só funcionavam dentro da rede da empresa.

Hoje, graças a soluções baseadas em Cloud Computing é possível ter as mesmas informações compartilhadas com todos. Essa tecnologia permite que gerentes e diretores monitorem os recursos de suas áreas de qualquer lugar do mundo, com um simples acesso à internet, usando seus notebooks, tablets ou smartphones.

A sistematização de processos, por meio da tecnologia, torna os dados mais confiáveis, pois minimiza os erros e automatiza a coleta de informações.

Hoje, as empresas já enxergaram que possuir uma abordagem inovadora na estratégia de negócio e saber tomar as decisões certas – no momento certo – é pré-requisito para qualquer operação lucrativa.

Sistema de Gestão: Gerenciamento de recursos

Aplicando inovação e tecnologia na sua empresa

Depois de ter assimilado o grau de importância no investimento em tecnologia, você precisa de um plano de ação. Afinal, qual é a maior necessidade da sua empresa hoje? Há alguma solução tecnológica que pode ajudar?

Estabeleça quais as demandas mais urgentes que devem ser priorizadas para, depois, cuidar de outras áreas.

Para aplicar a inovação e a tecnologia em sua empresa, o primeiro passo é preparar a sua equipe para recebê-las. Você não pode simplesmente introduzi-las sem um mínimo de preparo e treinamento. Então, prepare-a aos poucos, sempre mostrando o potencial das novas ferramentas e a relevância delas para o desenvolvimento do trabalho e da empresa. O primeiro passo é entender quais tecnologias aplicar e depois disso preparar o time para elas.

Enfim, investir em recursos torna sua organização capaz de fazer mais utilizando menos recursos e otimizando todos os seus processos. Dessa forma, sobram tempo e capital para você investir no que mais importa: criar soluções para problemas atuais da vida das pessoas ou de outras empresas.

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2020-02-26T14:48:46-03:00