7 ótimas dicas para controlar seu ambiente de tecnologia!

7 ótimas dicas para controlar seu ambiente de tecnologia!
7 ótimas dicas para controlar seu ambiente de tecnologia!

Já imaginou parar de vender online porque o e-commerce caiu?

Usar aplicações que não atendem mais o crescimento do negócio?

Ou comprar em emergência porque o equipamento está obsoleto?

Nessas horas, valorizamos o monitoramento do ambiente de tecnologia.

Vamos falar sobre evitar esses e outros fantasmas no seu negócio!

O que uma pequena empresa com cinco computadores, uma impressora em rede e algumas pequenas aplicações e uma corporação com dezenas de notebooks, central de impressão, um sistema de gestão integrado e comunicação digital com clientes têm em comum?

Sem dúvida é a preocupação com a qualidade dos seus ambientes de tecnologia.

  • Indisponibilidade de sistemas por problemas ligados a rede da empresa;
  • Aplicações que não atendem mais o volume crescente de dados e acessos;
  • Equipamentos obsoletos e/ou que demandam muitos reparos emergenciais;
  • Sistemas que não falam a linguagem atual dos negócios;

A lista de problemas não para nesses itens. Na verdade, ela está mal começando!

Porém, a qualidade do ambiente de tecnologia é determinante para a eficácia dos processos e o nível do atendimento aos clientes, seja no balcão de uma loja ou em um e-commerce.

Então, como você pode evitá-los e também ter a melhor performance? Veja nossas dicas!

Homem controlando ambiente de tecnologia

1 – Implemente uma Gestão de Tecnologia – pra ontem!

Essa dica, na verdade, é a base para que todas as próximas – e muitas outras – aconteçam.

É preciso gerir permanentemente para ter as melhores soluções no relacionamento com os clientes e as aplicações mais robustas e especializadas (ou segmentadas) para dar mais foco à cada necessidade, como por exemplo a tecnologia voltada à Telecom.

A Tecnologia da Informação saiu do papel coadjuvante de suporte e fornecedor interno para estrategista da presença digital do negócio em alinhamento com os objetivos comerciais.

É importante que a administração do ambiente de tecnologia, como um todo, seja profissional e abrangente para administrar pontos fundamentais, entre eles:

  • Planejamento de investimentos (crescimento e renovação);
  • Dimensionamento e capacitação de equipes;
  • Suporte aos usuários;
  • Monitoramento e prevenção de incidentes.

Além disso, a gestão deve ser estruturada – pessoal, recursos, processos e ferramentas – para que as decisões sejam ágeis, seguras e atinjam o objetivo principal – suportar o negócio com o melhor ambiente de tecnologia.

2 – Construa o ambiente de tecnologia sempre focado no negócio

A tecnologia nunca ofereceu tantos recursos para estar visível digitalmente no mercado para ganhar em competitividade, mas isso não quer dizer que todas as soluções devem ser implementadas.

Cada empresa/negócio tem as suas características e pede soluções que potencializem os seus objetivos e satisfaçam o público-alvo.

Existe a tendência de buscar a modernidade com a ideia de que isso seduz o cliente, mas nem todos os negócios precisam de um chatbot por exemplo – ele pode ser até um fator negativo onde não há necessidade de atender tão prontamente.

Soluções efetivas

Busque soluções que agreguem efetiva qualidade ao produto ou serviço, em primeiro lugar.

Dessa forma, o gasto será mais justo e a empresa poderá controlar melhor e investir de forma mais assertiva.

3 – Catalogue toda a infraestrutura de TI

Sendo uma área tão dinâmica nos dias de hoje, os investimentos são frequentes e isso pode criar uma sensação de perda de controle quanto aos ativos de tecnologia.

Isso é muito comum já que o ambiente digital de negócios produz revoluções a todo momento e estamos sempre buscando aquelas que mais se adequam ao objetivo de alavancagem de resultados.

Por esse motivo, saber exatamente o que temos de recursos é primordial para fazer as escolhas certas e, principalmente, na hora certa.

Modernizar é preciso, mas trocar um servidor que apresenta perda de performance ou implementar um novo sistema de gestão financeira pode ser mais urgente do que implementar uma inovação.

Os efeitos negativos mais conhecidos da falta de visibilidade da infraestrutura de TI são:

  • Compras desnecessárias por desconhecer o que a empresa tem;
  • Compras sem programação e urgentes, sem poder de negociação;
  • Downtimes com equipamentos obsoletos e não substituídos;

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4 – Investir muito em um Service Desk de qualidade

A qualidade do atendimento a clientes internos e externos é a chave de uma imagem positiva da empresa, atraindo mais consumidores e talentos profissionais.

Grande parte desse sucesso está em implementar um Service Desk de alta qualidade.

Ele permitirá que todos os incidentes e falhas no ambiente de tecnologia tenham respostas corretas e resoluções rápidas – os dois pilares que blindam TI de pressões dentro e fora da empresa.

Além disso, o Service Desk gera uma biblioteca de conhecimento que pode ser aplicada em novas situações, reduzindo ainda mais o tempo de resolução.

Também aumenta o controle sobre o ambiente de TI, ao ter registradas todas as situações que podem ocorrer um dia e poder usá-las para criar soluções preventivas para impedi-las.

Um sistema de gestão de atendimentos e problemas é fundamental na sua estratégia de criar um Service Desk, pois vai potencializar os recursos dos profissionais.

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5 – Promova a qualificação permanente dos profissionais de TI

O recurso humano ainda é o maior ativo de um ambiente de tecnologia. E isso vai muito além de saber apertar os botões corretos.

O profissional de TI dos tempos atuais deve ter o conhecimento cada vez mais amplo não só das técnicas e processos relacionados às suas responsabilidades específicas na organização, mas também da Tecnologia da Informação como um todo.

Dessa forma, ele pode entender com mais rapidez e clareza as demandas que se relacionam com sua célula de trabalho, aumentando o controle do ambiente de tecnologia pela reunião de competências e habilidades em alto nível em toda a cadeia de valor.

Independente do tamanho da empresa, incentive e disponibilize qualificação. Além de todo o benefício técnico, é uma atitude que gera motivação – que ainda é um ótimo combustível para o engajamento e a retenção de talentos.

Você continuará tendo controle e pode representar uma substancial economia que pode ser usada para tarefas mais complexas, como o desenvolvimento de aplicações, planejamento de malha tecnológica e pensamento estratégico.

6 – Busque a visibilidade total e permanente da infraestrutura de TI

Em um setor tão crítico para as operações da empresa, não basta apenas saber o que temos, mas também como está funcionando.

Qualquer falha de uma aplicação ou de um equipamento – como um servidor, por exemplo – pode representar prejuízos financeiro e de imagem que levamos muito tempo para recuperar – enquanto isso, a concorrência continua operando!

Se o monitoramento sempre se fez importante nos ambientes de tecnologia desde o crescimento do mundo digital, hoje em dia é preciso que ele seja:

Permanente

Avaliar as condições de operação e performance de cada componente da malha tecnológica sem interrupções, 24 horas por dia e 7 dias por semana, para que problemas sejam resolvidos o mais rapidamente possível;

Preventivo

Antever situações suspeitas através da análise da performance do item e, com isso, evitando paralisações;

Em tempo real

Visualizar uma possibilidade de falha enquanto os componentes estão funcionando contribui para a agilidade e a eficiência da solução.

A ferramenta de gestão é o ponto central dessa estratégia para atingir os requisitos acima. É um investimento com alta capacidade de retorno, pois reduz ao máximo e pode eliminar o risco maior para atingir a performance financeira desejada e a visibilidade para o seu negócio: paralisações de sistemas e os prejuízos de imagem e de resultados que elas podem provocar.

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A solução NOC 24×7 da NSB pode ser a solução ideal para atingir a visibilidade total do seu ambiente de tecnologia.

É gestão permanente e em tempo real, feita por profissionais altamente qualificados com as melhores práticas de gestão de incidentes.

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7 – Avalie a terceirização do suporte técnico de infraestrutura de TI

Você poderia dizer: por que terceirizar serviços se o objetivo é ter mais controle do ambiente de tecnologia? A resposta vai estar no próprio processo e não conflita com o tipos de gestão que pretendemos.

Muitas vezes não é simples – e nem barato – manter uma equipe própria de suporte da infra de TI. Existe uma série de preocupações e todas importantes, entre elas a qualificação constante que comentamos anteriormente.

Por outro lado, se você quer que o controle se dê em um nível mais alto e estratégico e contar com as melhores práticas do mercado para a gestão de infra, uma ótima saída é terceirizar os serviços.

Assim, você terá mais certeza sobre o atingimento das metas de performance e gestão do dia a dia e poderá cobrar – como cliente que é – pelos resultados acordados. Também poderá rever metas e discutir com a empresa.

Com o NOC 24×7 você pode contar com uma equipe externa que cumpre totalmente as atribuições necessárias para dar suporte técnico para as operações de infraestrutura de TI da sua empresa.

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Agora, a decisão por mais produtividade, menos custos e mais lucro é sua!

NSB é especialista em tecnologias que proporcionam visibilidade e maior performance financeira para o seu negócio. Uma empresa com soluções integradas, que oferecem em tempo real e com inteligência, os indicadores de performance que trarão riqueza de informação, redução de custos e controle para sua empresa.

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2024-07-04T16:40:40-03:00