Monitoramento de TI: preserve a saúde e a imagem da empresa!

Monitoramento de TI: preserve a saúde e a imagem da empresa!

Monitoramento de TI: preserve a saúde e a imagem da empresa!

Empresas que operam com sistemas interligando suas operações e estão presentes no mercado digital sabem o custo imprevisível (e sempre alto) que uma falha ou paralisação de sistema pode ocasionar.

O Monitoramento de TI é a solução ideal para prevenir ocorrências e manter a disponibilidade dos sistemas. Vamos falar sobre como essa importante ferramenta pode preservar a saúde e a imagem da empresa.

Qual a importância da Gestão de TI nas empresas?

Podemos dizer que a relevância de TI nas organizações vai além de garantir a disponibilidade das aplicações – o que já seria um motivo dos mais importantes.

A estratégia de TI nas empresas também atua, entre outras coisas:

  • Na definição dos recursos tecnológicos que a empresa precisa em todas as suas áreas;
  • Na programação de investimentos;
  • No acompanhamento das inovações que podem agregar valor e eficiência.

A evolução da TI nas empresas está presente em todos os nichos de mercado, informatizando as operações com sistemas específicos, depois interligando-os em grandes soluções de gestão e, por fim, conectando a empresa com o mundo.

É um caminho irreversível e onde estamos cada vez mais dependente das conexões e da qualidade delas e das aplicações que acessamos.

Por outro lado, é comum encontrar web stores com carregamento lento, travamentos e erros em formulários. Ou simplesmente fora do ar à noite, quando o consumo digital é maior.

São os downtime, uma situação onde, infelizmente, o mercado brasileiro de TI está em segundo lugar conforme o Relatório WISR de 2018, com um custo de 306 mil dólares por hora, só perdendo para a Alemanha com 352 mil dólares.

O downtime de um sistema corporativo ou de uma aplicação web pode ocasionar diversos tipos de prejuízos:

  • Queda no número de negócios potenciais;
  • Perda ou cancelamento de vendas;
  • Multas por atrasos em pagamento a fornecedores;
  • Custos extras com entregas a clientes canceladas;
  • Imagem negativa no mercado.

A boa notícia é que todas as falhas podem ser apontadas preventivamente por um sistema de Monitoramento de TI como da NSB para que as equipes de TI atuem proativamente e impeçam as falhas.

Vamos falar dos principais momentos em que essa solução faz toda a diferença no negócio.

1 – Planejar e investir com mais acerto em tecnologia

Sem dúvida, esse é um dos grandes benefícios que um Monitoramento de TI pode trazer para a empresa: investir da forma mais eficiente possível nos ativos de tecnologia.

São aquisições de alto valor e qualquer erro no planejamento das compras pode provocar um desequilíbrio grande no fluxo de caixa.

Com a infraestrutura de TI completamente visível e controlada, podemos avaliar o desempenho de cada componente, estimar sua expectativa de vida útil e programar a troca, principalmente nos momentos em que o planejamento orçamentário determinar.

Com isso, é possível pesquisar preços e obter condições melhores que as compras emergenciais, muito comuns quando a gestão infraestrutura de TI age de forma reativa.

Outro ponto positivo é poder levar um componente ao seu limite de vida útil enquanto não houver comprometimento da performance dele ou impacto no funcionamento de outros.

Essas possibilidades só são possíveis com um acompanhamento permanente e proativo.

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2 – Reduzir os custos com manutenção

Aqui podemos falar de dois benefícios ligados às manutenções: na quantidade e na qualidade.

Com o monitoramento de TI, é possível prever comportamentos suspeitos na malha de tecnologia e avaliar possíveis falhas antes que elas ocorram. Dessa forma, os técnicos podem:

  • Decidir pela manutenção preventiva, que custará menos que a manutenção corretiva;
  • Usar recursos de primeiro atendimento que custam menos, evitando um nível de reparo mais alto ou a aquisição de um novo componente;
  • Decidir até mesmo pela substituição do componente por um sobressalente, caso a programação de compra esteja próxima.

Não podemos esquecer que, nas manutenções emergenciais, podemos gastar com compras, serviços de terceiros e horas extras da equipe de TI e até mesmo de funcionários inoperante durante uma paralisação de serviço.

Como vemos, a transparência no monitoramento é uma grande aliada para evitar ou reduzir o custo de reparos e o impacto negativo deles nos resultados.

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3 – Otimizar o atendimento de chamados

Esse é um grande diferencial no dia a dia tão intenso das equipes de TI com funcionários e clientes, em um cenário onde a tecnologia assumiu um papel fundamental nos negócios.

Uma infraestrutura de TI moderna, com mais equipamentos, conexões e aplicações certamente significa maiores chances de pequenas falhas, mesmos que evitáveis, problemas com configurações e dimensionamentos.

Com o monitoramento, o volume de chamados será muito menor, reduzindo o impacto da infraestrutura de TI sobre as operações.

As equipes de suporte aparecem menos e podem se dedicar a gerar estratégias e soluções de longo prazo – um problema crônico em empresas onde as equipes são pequenas (grande maioria) e que precisa se desdobrar entre suporte e análise.

E com menos chamados/incidentes – evidentemente não chegamos ainda ao nível zero – o tempo de atendimento melhora, reduzindo a parada das operações ou um eventual downtime para clientes.

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4 – Melhorar a relação de usuários e clientes com a equipe de TI

Toda a cadeia de fatos do item anterior provocará um benefício que é intangível, porém marcante para a imagem da área de Tecnologia da Informação: a melhor relação com os demais funcionários e a imagem diante dos clientes.

Historicamente, TI é uma área de suporte e geradora de custos. Como se não bastasse, é a culpada por diversos problemas que ocorrem diariamente. Quem nunca ouviu a famosa frase: estamos com um problema no sistema?

Quando as equipes de TI podem usar ferramentas que eliminam ou reduzem drasticamente a ocorrência de falhas e paralisações, reduzem muito o desgaste com as operações e melhoram sensivelmente a imagem da empresa diante dos clientes.

Uma mudança comportamental nesses tempos digitais é o maior questionamento do consumidor diante de problemas que eles não viam antes. Ao comprar por telefone ou presencialmente para entregar, todas as questões internas eram invisíveis para ele.

Ao comprar na web store, ele pode enfrentar diretamente as ocorrências – informações erradas, travamentos, carregamento lento, brechas de segurança e downtime – e desistir da compra ou acessar o site do concorrente.

Podemos dizer que só esse motivo já vale todo o investimento em TI nas empresas com monitoramento.

5 – Impedir prejuízos financeiros

Se considerarmos a economia proporcionada planejando as compras de equipamentos e evitando custos emergenciais, o investimento em um monitoramento de TI está pago.

Mas o benefício vai mais além e onde é mais importante para o negócio: ter serviços de infraestrutura de TI em pleno funcionamento, permitindo que atendimentos, negócios e vendas sejam feitos, tanto presencialmente quanto online.

Um downtime pode ter um custo financeiro incalculável – na paralisação de atendimento, na cessação de faturamento, nas multas no atraso de pagamentos ou em todos esses problemas juntos!

Todas as áreas da empresa geram uma quantidade impressionante de informações todos os dias e os gestores sempre se perguntam: como usá-las com segurança para tomar decisões com a maior eficiência possível?

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6 – Preservar a visibilidade e a imagem do negócio

Estar presente e com todos os recursos funcionamento perfeitamente é um medidor importante do compromisso da empresa em atender bem onde a maioria das pessoas quer ir: a internet.

Nunca a expressão experiência do cliente esteve tão em alta e desafiando as empresas a entregar as melhores plataformas de comunicação e venda. Tudo isso exige monitorar e agir preventivamente, antes da loja abrir.

Garantir a disponibilidade da infraestrutura de TI significa estar online 24 horas por dia. E quem tem um site/blog, redes sociais atuantes ou uma loja virtual sabe a importância de não sair do ar.

É preciso garantir que seu cliente vai achar a loja aberta às 2 horas da manhã. Do contrário, ele vai para a loja do lado (a próxima na pesquisa do Google) e compra.

Afinal, somente no primeiro trimestre de 2019 as vendas online cresceram 23% no Brasil e você não vai querer assistir um movimento de Dia das Crianças enquanto sua web store de brinquedos está fechada, não é mesmo?

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Agora, a decisão por mais produtividade, menos custos e mais lucro é sua!

NSB é especialista em tecnologias que proporcionam visibilidade e maior performance financeira para o seu negócio. Uma empresa com soluções integradas, que oferecem em tempo real e com inteligência, os indicadores de performance que trarão riqueza de informação, redução de custos e controle para sua empresa.

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2020-02-26T14:10:47-03:00
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