Como ter mais controle e gerenciamentos dos gastos em telecomunicações?

Como ter mais controle e gerenciamentos dos gastos em telecomunicações?
como ter mais controle e gerenciamentos dos gastos em telecomunicacoes

A gestão de telecom não precisa ser um dos maiores custos da sua empresa. Descubra como alcançar a eficiência e qualidade com economia e maior controle.

Considerado um dos setores mais importantes para o pleno funcionamento de uma empresa, muitas vezes a telefonia acaba se tornando uma fonte de custos – podendo chegar ao quarto maior deles. Quando, na verdade, pode ser uma das áreas mais fáceis de economizar. Basta investir em uma boa gestão.

O controle e gerenciamento atento e cuidadoso levam à economia e maior eficiência. Não apenas na redução de custos e no resultado dos processos internos de telecomunicações, mas também no relacionamento com o cliente.

Muitos responsáveis por lidar com as finanças em suas companhias precisam encarar o desafio de enxugar o investimento e diminuir os custos de telecom. Com isso em mente, preparamos este artigo para ajudá-los a tomar melhores decisões através de dicas essenciais para uma gestão de telecom eficiente.

Tome o controle da gestão e dos gastos de telecomunicações da sua empresa

Investimento em gestão de telecom é a melhor forma de enxugar os custos

Seguindo a regra de ouro de que o valor economizado sempre deve ser maior do que aquele investido, não tenha medo de aplicar dinheiro em novas tecnologias, contratações, equipamentos ou treinamentos.

Muitas empresas sofrem por hesitação em investir em inovações, pois a crença é de que o dinheiro aplicado não terá retorno. Essa noção não poderia estar mais errada.

O valor gasto em uma gestão de telecom eficiente tapará os buracos pelos quais o dinheiro continua escapando todo mês. Aumentará a produtividade da equipe, a qualidade do seu serviço, proporcionará mais tempo livre para atuação em outros setores e soluções.

Alinhados com os outros setores da empresa, como uma rede, o telecom e TI otimizados permitem a expansão de seu negócio e sua estabilidade e competitividade no mercado atual, e sem gastos desnecessários.

Tecnologia é um dos pilares para a redução de custos

Equipamentos antigos tendem a gerar mais custos de energia, não suportarem atualizações recentes e dificultarem a produtividade da equipe ou até mesmo a realização de certas atividades.

Softwares são essenciais para otimização, principalmente de tempo e processos.

Continuar utilizando e confiando em planilhas é continuar perdendo tempo e abrindo caminho para erros, visto que as informações precisam ser inseridas manualmente. Além de ser mais trabalhoso e cansativo, toma o tempo, dinheiro e pessoal que poderiam ser investidos em outras atividades.

A automatização através de softwares como o Optmize TEM proporcionam mais segurança, contribuem para a otimização da gestão de telecom, economia e, dentre seus outros benefícios, está a possibilidade de levantamento de dados úteis e importantes para futuros planejamentos.

Em suma, ao investir em tecnologia, você poupará em energia, tempo, esforços da equipe e dinheiro. E ganhando em segurança, otimização e acesso a maiores informações de seus processos.

Análise cuidadosa e constante é essencial para todos os passos

O acompanhamento e medição dos seus processos é imprescindível para o controle dos gastos e gerenciamento de maior qualidade.
Através desses relatórios, é possível encontrar as fontes dos erros também as oportunidades para melhorias na área de telecomunicações. Sem medir, não há como controlar.

Encontre oportunidades de melhorias também no processo interno

Conheça todos os passos relacionados à gestão do setor, mesmo aqueles que não fazem parte diretamente dele. Pense na empresa como uma rede. Permanecer consciente do andamento de todos os processos internos envolvidos faz parte da análise e permite assumir o controle.

E se lembre que todos os integrantes da equipe são jogadores importantes que podem fazer ou quebrar a jogada. Não adianta apenas conhecer todas as etapas e processos que fazem parte do seu setor, torne a política interna e planejamento conhecidos por todos. Assim como bons relacionamentos.

Não se esqueça da auditoria

Simplesmente ficar de olho na data de vencimento das contas de telefonia e seus valores não é a melhor prática quando se busca reduzir os custos.

As faturas expedidas por operadoras de telefonia podem incluir cobranças indevidas que divergem do contratado ou utilizado durante o período. Taxas, impostos, chamadas não realizadas e afins são apenas alguns dos erros que podem ocorrer.

É possível recorrer e recuperar os valores cobrados indevidamente através da realização da auditoria.

Construa e compreenda o perfil de sua empresa

Conheça o perfil de consumo dos ativos, incluindo detalhes como os serviços mais usados e os obsoletos, operadoras, frequência, comportamento, etc.

Apenas com o perfil completo é possível seguir para a etapa de análise e comparação com os contratos atuais e encontrar em quais pontos eles estão sendo satisfatórios ou não. Assim como a auditoria e reivindicação de seus direitos.

Mantenha atualizado seu inventário

Linhas e pacotes que não estão sendo mais utilizados devem ser cancelados. Pacotes que não atendem às necessidades da empresa devem ser renegociados.

Para isso, é importante saber o que está sendo usado e em funcionamento. E entender quais processos estão sendo prejudicados e como melhorá-los através de melhorias ou seu recomeço total.

Benchmark

Faça um estudo do mercado para conhecer quais operadoras e serviços são oferecidos atualmente que podem atender sua empresa como você deseja. Compare as ofertas. Renegocie o seu contrato para um melhor valor. E não se esqueça das tarifas!

# Conclusão

O setor de telecom é um dos mais fáceis de se cortar custos enquanto se investe na sua otimização. A chave é a gestão consciente, assim você não deixa de lidar com gastos causados pela área e passa a dispor de recursos para investir em outras iniciativas. Análise constante e implementação de melhorias são as melhores formas de impedir que o dinheiro escape pela telefonia.

A opção mais prática e segura de manter a gestão de telecomunicações eficiente e sob controle é a contratação de uma empresa especializada na área, como é o caso da NSB.

Marque uma reunião conosco e tome o controle dos gastos com telecomunicações da sua empresa!

Neste exato momento, você pode estar deixando de economizar até 40% na sua conta de telefone. O que você está esperando para economizar?

Acabe com isso!

Solicite agora mesmo uma avaliação da sua Gestão de Telecom e economize ainda mais na sua empresa ou negócio.

FALE COM UM CONSULTOR

Posts populares com esse assunto

Quer receber mais conteúdos como esses?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail

2019-12-02T13:45:34-03:00
EnglishPortugueseSpanish